sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

ACABE E JEZABEL


Rei e Rainha do Reino do Norte de Israel de 874-835AC.

Por causa de seu caráter imoral e adoração a Baal, seu reinado é relembrado como um dos de nível espiritual mais baixo do Reino do Norte. I Reis 16:30 diz que, aos olhos de Deus, Acabe agiu de modo pecaminoso e mau, mais do que todos os reis que lhe antecederam.





CONTEXTO DE ACABE

Acabe foi o oitavo rei do Reino do Norte. Seu pai, Onri, fundou uma dinastia ou reino familiar que durou quarenta anos. Sua família governou durante os reinados de Acabe e seus dois filhos, Acazias e Jorão.

De acordo com I Reis, Onri era um general do exército do Rei Elá, filho de Baasa. Quando Elá foi assassinado, Onri foi entronizado pelo seu próprio exército no campo de batalha (I Reis 16:8-16). Ele ganhou a guerra civil e ocupou Tirza, a capital (16:17-23). Logo mudou a capital para Samaria e construiu fortificações na região (16:24). À semelhança de Davi e Salomão, Onri também fez aliança com os fenícios, fato condenado pelas gerações seguintes. Acabe sucedeu a seu pai (16:28). Ele conseguiu essa aliança por ter-se casado com a filha do rei fenício, Jezabel (16:29-31).
A INFLUÊNCIA DE JEZABEL

Jezabel, filha de Etbaal, rei de Sidon, na Fenícia (I Reis 16:10-33) era uma mulher pagã imoral e fanática. O casamento foi provavelmente a continuação das relações amigáveis entre Israel e Fenícia começadas por Onri; confirmava uma aliança política entre as duas nações. Jezabel exercia uma forte influência sobre a vida de Israel, enquanto insistia na obrigatoriedade de adoração a Baal e exigia os direitos absolutos da monarquia. Tão forte era sua influência pagã, que as Escrituras atribuem a apostasia de Acabe diretamente a Jezabel. Sob sua influência, Acabe deixou de adorar a Deus em favor de Baal. A nova religião de Acabe era um culto à fertilidade que promovia uniões sexuais entre os sacerdotes e as "virgens" do templo. Esta prática era contrária às leis de Deus assim como o era o casamento de Acabe com uma pagã. (Deuteronômio 7:1-5)

Os esforços de Jezabel para impor a adoração a Baal em Israel começaram com a permissão de Acabe para que Baal seguisse o cortejo matrimonial (I Reis 16:31). Acabe seguiu os costumes de Jezabel e construiu uma casa de adoração e um altar para Baal em Samaria e fez também um poste-ídolo. Foi então promovida uma campanha para exterminar os profetas de Deus (18:4), enquanto Jezabel organizava e sustentava grandes grupos de profetas de Baal, hospedando e alimentando grande quantidade deles no palácio real (18:19). A influência corrupta de Jezabel se espalhou para o reino do Sul de Judá através de sua filha Atalia, que se casou com Jeorão, rei de Judá. Esse casamento foi também um desastre (II Reis 8:17-18, 26-27, 11: 1-20) e a idolatria da Fenícia contaminou ambos os reinos dos hebreus através dessa princesa ímpia.

SUA INTERAÇÃO COM ELIAS

Acabe construiu muitas cidades (I Reis 22:39) e lutou em inúmeras guerras. Mas em grande parte, seu governo se foca no grande profeta Elias (17:1, 18:1, 19:1). No início do reinado de Acabe, Deus enviou Elias para profetizar dias de seca e fome como punição pelo pecado do rei (I Reis 17:1. 18:16-18). A seca durou três anos e meio. Foi um período tão marcante na história de Israel, lembrado até na época do Novo Testamento (Lucas 4:25, Tiago 5:17). Pessoas e animais sofreram grandemente (I Reis 18:5). Ao final dos três anos e meio Elias desafiou Acabe a reunir todos os profetas pagãos para uma confrontação final entre Deus e Baal. Eles seriam testados através de um sacrifício. Elias gozava dos 450 profetas de Baal por não serem capazes de atraírem a atenção de seus falsos deuses para acenderem o fogo de seus altares. Então ele orou a Deus e o fogo caiu do céu sobre o altar de Deus. O povo proclamou sua crença em Deus e ajudou Elias a executar os profetas pagãos (I Reis 18:16-40). A seca terminou imediatamente (18:41-46).

2 comentários:

  1. Interessante como uma mulher influenciou um homem que tinha Deus como seu adorador. Jezabel seduziu, dizimou o coracão de Acabe contra o que ele acreditava.

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