sábado, 13 de fevereiro de 2010

A História de Israel No Antigo Testamento


A Bíblia vive hoje. O Deus que falou e agiu em tempos passados, confronta os homens desta geração com a palavra escrita que tem sido preservada no Antigo Testamento.

Nosso conhecimento das antigas culturas em que este documento teve sua origem, tem sido grandemente incrementado mediante descobertas arqueológicas e as crescentes fronteiras ampliadas da erudição bíblica.

A preparação desta visão geral, destinada a introduzir o estudante das artes liberais e o leitor laico na história e na literatura do Antigo Testamento, foi impulsionada por mais de uma década de experiências nas salas de aula. Neste volume tento oferecer um bosquejo de todo o Antigo Testamento à luz dos progressos contemporâneos.

Em meus estudos de graduação estive exposto a um amplo campo de interpretação do Antigo Testamento, sob o doutor H. Pfeiffer na Universidade de Harvard, igual que os doutores Allan A. MacRae e R. Laird Harris, do Faith Teological Seminary. A tais homens me liga uma dívida de gratidão por um entendimento crítico dos problemas básicos com que se enfrenta o erudito do Antigo Testamento.

Não é sem a consciência do conflito do pensamento religioso contemporâneo a respeito da autoridade das Escrituras que a visão bíblica da revelação e autoridade se projeta como a base para uma adequada compreensão do Antigo Testamento (ver Introdução).

Dado que esta análise está baseada na forma literária do Antigo Testamento como tem sido transmitido até nós, as questões de autoridade estão ocasionalmente anotadas e os fatos pertinentes de crítica literária se mencionam de passagem.

Incluem-se mapas para ajuda do leitor numa integração cronológica do desenvolvimento do Antigo Testamento. As datas dos períodos mais antigos estão ainda sujeitas a revisão.

Qualquer dado acontecido antes dos tempos davídicos deve ser considerado como aproximado. Para o Reino Dividido consegui o esquema de Ewin H. Thiele. Já que os nomes dos reis de Judá e Israel constituem um problema para o leitor médio, dei as variantes utilizadas neste livro.

Os mapas foram desenhados para ajudar o leitor a uma melhor compreensão dos fatores geográficos que afetaram a história contemporânea. As fronteiras mudaram freqüentemente. As cidades foram destruídas e voltas a reconstruir de acordo com a variável fortuna dos reinos que floresceram e declinaram.

É um prazer render tributo de agradecimento ao doutor Dwight Wayne Young, da Universidade de Brandeis, pela leitura deste manuscrito em sua totalidade e sua contribuição de ajuda crítica no conjunto da obra.

Também desejo expressar meu agradecimento ao doutor Burton Goddard e William Lane da Gordon Divinity School, assim como ao doutor John Graybill, do Barrington Bible College, quem leu as anteriores versões.

Desejo agradecer de modo especial a meu amigo George F. Bennet, cujo interesse e conselho foram uma fonte contínua de estímulo.

Desejo igualmente expressar meu agradecimento à administração do Wheaton College por conceder-me tempo para completar o manuscrito, à Associação de Alunos do Wheaton Hingham, Massachusetts, por proporcionar-me facilidades para pesquisar e escrever.

Estou agradecido pelo interesse e o estímulo de meus colegas do Departamento de Bíblia e Filosofia do Wheaton College, especialmente ao doutor Kenneth S. Kantzer, que assumiu responsabilidades presidenciais em minha ausência.

A Elaine Noon lhe estou agradecido por sua exatidão e cuidado ao datilografar todo o manuscrito. De igual forma tem sido altamente valiosa a ajuda dos bibliotecários de Andover, Harvard e Zion. Estou em dívida de gratidão igualmente com Carl Lindgren, do Scripture Press, pelos mapas incluídos no presente volume.

Acima de tudo, este projeto não teria podido executar-se sem a voluntária cooperação de minha família. Minha esposa, Eyla June, leu e releu palavra por palavra todo o trabalho, brindando-me sua inapreciável crítica, enquanto Linda e David aceitaram bondosamente as mudanças que este empenho impus sobre nossa vida familiar.

http://www.mediafire.com/?mt2jzazdmum

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça já sua Doação

Nos ajude a construir o Templo do Senhor Caixa Economica Federal\Conta Corrente 00978-5\ Operação 003\Ag:1626 Em nome da Assembléia de Deus Projeto Familia