domingo, 1 de julho de 2012

História do Evangelho de Lucas

1 - A opinião mais comum sobre Lucas é que ele era um médico grego que se converteu ao cristianismo. Ele escreveu seu Evangelho entre os anos 70 e 90 de nossa era, ou seja, entre 45 e 55 anos depois da morte e ressurreição de Jesus.

55.2 - Lucas não foi propriamente um dos discípulos do Senhor, isto é, não fazia parte do grupo dos doze que seguiram Jesus em Sua vida neste mundo, embora possa ter sido um dos setenta a quem o Senhor enviou. O certo é que Lucas foi um apóstolo, porque, depois da ressurreição do Senhor, ele saiu para divulgar ao mundo os ensinamentos Divinos. Lucas faz várias viagens em companhia de outros apóstolos, como veremos nos livros históricos dos Atos. Aliás, o livro dos "Atos dos Apóstolos" foi também escrito por ele, como foi dito anteriormente.

55.3 - Para escrever este Evangelho, Lucas se baseou no testemunho e nas informações ouvidas dos discípulos e de outras pessoas que conheceram pessoalmente o Senhor. O evangelista Lucas teve o cuidado de se informar minuciosamente sobre todos os eventos, a fim de transmitir relatos precisos e fiéis sobre as obras e palavras de Jesus. Ele escreveu em forma de uma carta dirigida a um certo Teófilo. Este nome quer dizer, em grego, "o amigo de Deus", e por isso não se sabe se existiu realmente uma pessoa com este nome ou se Lucas estava escrevendo a todo cristão que ama a Deus.

55.4 - A ordem dos fatos relatados em Lucas difere da ordem que está nos outros Evangelhos, principalmente porque Lucas, ao que parece, não se preocupou em relatar os eventos na ordem em que aconteceram, mas classificou-os por tipos, como instrução, leis, vida do lar, etc., ao passo que Mateus parece seguir mais a ordem cronológica. No entanto, Lucas é o que dá informações mais completas sobre os fatos que antecederam o nascimento de Jesus e as circunstâncias em que o nascimento ocorreu, trazendo informações minuciosas sobre eventos que sequer são mencionados nos outros Evangelhos.

55.5 - "Deve-se notar que neste Evangelho, mais do que em qualquer outro, é reconhecida a dignidade da mulher, visto como S.Lucas retrata admiravelmente a mãe de Jesus Cristo, e nas referências tantas vezes feitas a mulheres mostra estas no serviço do Mestre, e as atenções do Salvador para com elas (Luc.1; 2; 7:11 a 17; 8:1; 10:38 a 42; 13:16; 23:28, etc). Além disso, em nenhum outro Evangelho é o seu autor tão cuidadoso em patentear a atitude de Jesus para com os pobres, necessitados e desprezados (2:24; 6:20 a 25; 8:2,3; 12:16 a 21; 14:12 a 15; 16:13; 19:25, etc)."( A.R.Buckland, vide bibliografia).

55.5.1 - O Evangelho de Lucas foi dividido em 24 capítulos e 1151 versículos.

 

55.6 - Assuntos do Evangelho de Lucas

Cap.1- Lucas se dirige a Teófilo. Um anjo anuncia a Elisabeth o nascimento de João Batista. O anúncio do nascimento de João a Zacarias. O anúncio do nascimento de Jesus, pelo mesmo anjo, a Maria. Ela visita Elisabeth. O cântico de Maria. Nasce João. O cântico de Zacarias.

Cap.2 - O decreto de César para se fazer o censo no Império romano. José e Maria vão para sua cidade, Belém, para o censo. Nasce Jesus. O anúncio feito aos pastores, que vão adorá-Lo. Jesus é circuncidado e apresentado ao templo. Os cânticos de Ana e Simeão quando encontram Jesus no templo. José, Maria e Jesus vão para Nazaré. Aos doze anos, Jesus debate no templo com os doutores da lei.

Cap.3 - João Batista começa sua pregação; as profecias que se cumprem com o trabalho de João. Como suas palavras são recebidas pelos judeus e por Herodes. Ele batiza Jesus. A genealogia do Senhor.

Cap.4 - A tentação do Senhor. Ele ensina nas sinagogas da Galiléia e expulsa demônios. Cura a sogra de Pedro e vários outros enfermos.

Cap.5 - A pesca milagrosa no lago de Genezaré. A cura de um leproso. A fama de Jesus se espalha. Cura um paralítico no dia de sábado e os fariseus protestam. Chama Levi, o publicano, para O seguir. Levi (ou Mateus) faz uma festa para o Senhor à qual comparecem muitos publicanos, pelo que os fariseus e escribas novamente se escandalizam. Jesus diz a parábola do remendo novo em pano velho e do vinho novo em odre velho.

Cap.6 - Discussão com os fariseus a respeito do sábado. O Senhor lhes mostra o verdadeiro uso do sábado. A cura do homem que tinha a mão ressequida. Instrui aos discípulos e às multidões. As bênçãos e os ais. Diversos ensinamentos sobre a caridade. Diz outras parábolas: o cego guia de cego; o argueiro do olho do irmão. A árvore boa e má; o bom e o mau tesouros; a casa edificada na rocha e a casa edificada na areia.

Cap.7 - A cura do servo de um centurião romano. A ressurreição do filho de uma viúva. João Batista envia-Lhe seus discípulos e O Senhor lhe responde. O testemunho que dá a respeito de João. A obstinação dos judeus por não terem ouvido João. Uma mulher unge Jesus com óleo e lava-Lhe os pés com lágrimas. Um fariseu se escandaliza com isto e o Senhor o reprova, perdoando os pecados da mulher.

Cap.8 - Jesus prega pelas cidades e vilas; as mulheres que O serviam. Diz a parábola do semeador e a explica particularmente aos discípulos. A família de Jesus O procura. A tempestade no mar da Galiléia. Em Gadara, cura um endemoniado; na volta, vai à casa de Jairo curar sua filha. No caminho, cura uma mulher que tinha um fluxo de sangue. Chegando à casa de Jairo, encontra a menina morta e a ressuscita, tomando-a pela mão.

Cap.9 - O Senhor envia seus discípulos a pregarem e fazerem milagres. Herodes, ouvindo falar da fama de Jesus, pensa que Ele é João Batista que ressuscitou. Os discípulos retornam e contam os sucessos de sua missão. O Senhor alimenta cinco mil pessoas com alguns pães e peixes. Ele fala com seus discípulos sobre o sofrimento e fala da necessidade de se renunciar a si mesmo para segui-lo. A transfiguração. Ele cura um endemoniado e novamente prediz Sua paixão. Os discípulos disputam entre si a respeito de qual deles seria o maior. Uma pessoa é repreendida por eles por expulsar demônios em nome de Jesus, sem fazer parte do grupo deles, mas o Senhor os reprova por isso. Sobre os samaritanos que não receberam ao Senhor. Jesus chama outro discípulo.

Cap.10 - Jesus envia setenta discípulos, dois a dois, para pregarem. Os ais das cidades de Corazim e Cafarnaum. A volta dos setenta, falando de sua missão. Um doutor da lei O interroga a respeito da vida eterna e Ele responde. A parábola do bom samaritano. A questão de Marta e Maria.

Cap.11 - Jesus ensina os discípulos como orar. A contenda com os fariseus a respeito da blasfêmia deles. O estado dos judeus. Outros ensinamentos de Jesus. Ele é convidado por um fariseu para cear. Fala sobre a hipocrisia dos fariseus e doutores da lei, que se indignam com essas palavras.

Cap.12 - Fala aos discípulos contra o receio em pregar o Evangelho. Fala contra a avareza. Parábola do rico que construiu um grande celeiro. Da ansiosa solicitude pela vida. A confiança em Deus e a prudência em relação à vida eterna. Outros ensinamentos, inclusive a respeito dos últimos tempos e da necessidade de se estar vigilante.

Cap.13 - A necessidade da penitência. A parábola da figueira estéril. A cura de uma mulher enferma há 18 anos. O chefe da sinagoga O censura por curar no sábado, mas Jesus repreende a hipocrisia dele e o ensina. As parábolas do grão de mostarda e do fermento. Ele vai para Jerusalém. A questão sobre quem consegue ser salvo. Palavras contra a dureza de Jerusalém.

Cap.14 - Outra cura num sábado, desta vez de um homem que tinha hidropisia. Ele fala da humildade. A parábola da grande ceia e do construtor prudente que planeja antes de começar a obra. Outras parábolas.

Cap.15 - Publicanos e pecadores se aproximam para ouvir o Senhor, pelo que os fariseus e publicanos se ofendem. O Senhor diz a parábola da ovelha e da moeda perdidas; a parábola do filho pródigo.

Cap.16 - A parábola do mordomo infiel. Os fariseus se ofendem e Jesus os reprova falando da Lei. Palavra contra o divórcio. A parábola do rico e de Lázaro.

Cap.17 - Ensinamentos sobre as ofensas a um irmão e sobre a humildade. A cura de dez leprosos. Os fariseus perguntam e Ele lhes responde sobre a vinda do reino de Deus, que não será com visível aparência.

Cap.18 - A parábola da viúva insistente. Fala dos fariseus e publicanos. As pessoas trazem suas criancinhas para que Ele as abençoe. A um homem de autoridade que lhe pergunta sobre como se recebe a vida eterna, o Senhor fala dos Mandamentos. Também fala da recompensa daqueles que O seguem. Prevê Sua paixão e morte. Cura um cego em Jericó.

Cap.19 - A conversão de Zaqueu. A parábola dos talentos. O Senhor manda os discípulos buscarem a jumenta na qual entrará em Jerusalém. Entrando na cidade, vai ao templo e de lá expulsa vendedores e cambistas. O principal dos sacerdotes e os escribas buscam matá-lo, mas temem o povo, que Lhe dá ouvidos.

Cap.20 - Os sacerdotes O indagam sobre a Sua autoridade; Jesus lhes responde perguntando sobre o caráter do batismo de João, fazendo-os emudecer. A parábola da vinha e dos lavradores maus. A questão do tributo e a questão da ressurreição com os saduceus incrédulos. Jesus adverte os Seus discípulos a respeito da hipocrisia dos fariseus.

Cap.21 - A pequena oferta da viúva pobre. Jesus prediz a destruição do templo. Os sinais dos últimos tempos: falsos cristos, guerras e terremotos. Ele conta a parábola da figueira a respeito do sinal da vinda dos últimos dias. Fala da necessidade de se vigiar e aguardar a Sua vinda. De dia, ensina no templo, e à noite vai para o Monte das Oliveiras.

Cap.22 - Sacerdotes e escribas planejam a morte de Jesus. Ele é traído por Judas Iscariotes. Celebra Sua última ceia com os discípulos. Fala com eles sobre a traição. Pedro é avisado de que O trairia também. Dá outros ensinamentos aos discípulos, para se prepararem. Vai para o Monte das Oliveiras onde, em grande angústia, ora no jardim. Judas vem com uma turba. Jesus é preso e levado para a casa do sumo sacerdote. Pedro O segue e O nega, arrependendo-se amargamente depois. Jesus é insultado; na manhã seguinte, é interrogado pelo conselho e condenado.

Cap.23 - Levado a Pilatos, é acusado pelos judeus. Pilatos, em dúvida, envia-O a Herodes. Lá é novamente insultado pelos soldados. Pilatos fala em soltá-Lo, mas os judeus exigem Sua condenação. Jesus é levado e crucificado entre dois ladrões. Suas palavras na cruz, quando é novamente escarnecido. A resposta ao pedido de um dos malfeitores. Ele morre. José de Arimatéia pede autorização e O sepulta em um túmulo novo. As mulheres que O seguiram preparam perfumes para embalsamar o Seu corpo.

Cap.24 - As mulheres vão ao sepulcro no primeiro dia da semana, trazendo os perfumes, e encontram o túmulo vazio. Vêem anjos que lhes anunciam a ressurreição do Senhor. Elas voltam e contam aos onze discípulos. Pedro vai ver o túmulo. Jesus caminha com dois discípulos que iam para Emaús, mas só é reconhecido quando lá chegam, quando Jesus parte o pão. Esses dois discípulos retornam para Jerusalém e anuncia essas coisas aos demais. Jesus mesmo aparece a eles e lhes dá prova de sua ressurreição. Promete-lhes o batismo com o Espírito Santo. Vai com eles para Betânia e de lá é elevado aos céus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça já sua Doação

Nos ajude a construir o Templo do Senhor Caixa Economica Federal\Conta Corrente 00978-5\ Operação 003\Ag:1626 Em nome da Assembléia de Deus Projeto Familia