quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

ESBOÇO DE BIBLIOLOGIA

Introdução:De todas as doutrinas da Bíblia, nenhuma é maisimportante ou mais fundamental do que aBibliologia, a doutrina da Bíblia. A razão para3isto é simples. O testemunho que a Bíblia dá desi mesma é que a Bíblia é a Palavra de Deus eassim, nossa única regra de fé e de prática. Nossoentendimento de Deus, do homem, e da salvaçãoque Ele oferece à humanidade em Cristo tudoisto depende de quanto o homem crê e conheceda Bíblia.Deus tem revelado a si mesmo de muitasmaneiras: na criação, na história, em milagres eem visões dadas diretamente aos profetas. Mas,antes de tudo, tem se revelado a si mesmo napessoa de Cristo, a Palavra Viva, e na Bíblia, aPalavra Escrita. O que aprendemos a respeito dapessoa e da obra de Jesus Cristo, nós aprendemosda Bíblia, tanto no Novo como no AntigoTestamento.Se os homens não considerarem a Bíblia na maisalta estima como a inspirada e inerrante Palavrade Deus e falharem em seu manuseio apropriado(interpretação e aplicação), então vão se voltarpara outros fontes de autoridade para dirigi-los (opuro e simples raciocínio humano, a ciência, a4tradição, a Igreja, o misticismo ou asexperiências) para crerem e praticarem.Conseqüentemente, se os homens não aceitaremas Escrituras como a regra de fé completa,suficiente, clara, adequada e com absolutaautoridade, eles rejeitarão completamente ouparcialmente a verdade bíblica e no processoperderão sua mensagem de salvação e libertaçãodo pecado que lhes é oferecida na pessoa deJesus Cristo.Por exemplo, a Neortodoxia considera comobase de autoridade a pessoa de Cristo, o que soamuito bonito até você começar a investigar quãosubstancial essa idéia realmente é. Os bartianos(outro nome dos neortodoxos) dizem que suaautoridade é Cristo e não a Bíblia, pois ela é umlivro falho. Mas, desde que a Bíblia, para eles, éum livro cheio de erros, e a única informação quetemos a respeito de Cristo está na Bíblia, entãocomo sabemos que Cristo tem algumaautoridade, a menos que arbitrariamente aatribuamos na base de nossa fé ou do nossoraciocínio.5Nosso ponto de vista, enfoque e atitude emrelação à Bíblia é fundamental. Se nosso pontode vista da Bíblia for inadequado naturalmentemanejaremos a Bíblia inadequadamente. Se eunão entender que ela é inspirada por Deus, nãocrerei que ela é útil e vital. Se eu pensar que elacontém erros, ou que somente parte dela éinspirada, digamos os pensamentos e não aspalavras, então eu estou com um sério dilema nasmãos e devo abordar isto como se fosse umrestaurante “self service”, escolhendo aquilo queestá mais de acordo com o meu paladar.O que eu creio e o que nao creio? Se a Bíbliaestiver errada em alguns lugares, então, comoposso acreditar nas palavras de Jesus? Por outrolado, se eu creio que Deus é infalível e que aPalavra é inerrante, como as evidências dãoapoio, então eu devo aceitá-la toda e estudá-lacuidadosamente. Um triste fato muito óbvio hojeno meio evangélico é que a maioria daqueles quechamam evangélicos, teoricamente pelo menosafirmam que a Bíblia é sua única regra de fé e deprática, mas no fundo procuram alicerçar sua féem outras fontes, muitas delas até pertencentesao ocultismo, considerando tais fontes iguais ou6até mesmo superiores às Escrituras, como suaautoridade para o que crêem e praticam.Nós cremos que a Palavra contida nestes livros(das Escrituras) procedem de Deus e recebemsua autoridade somente dele e não dos homens. Eaté onde ela é a fonte de toda a verdade,contendo tudo o que é necessário para o serviçode Deus e para a salvação, não é lícito aoshomens, nem mesmo aos anjos, acrescentar algoa ela, tirar algo dela ou modificá-la. Conclui-se,portanto, que nenhuma autoridade, mesmo asantigas, ou costumes, ou números, ou concílios,ou visões, ou milagres, podem se opor a estasSantas Escrituras, mas ao contrário, todas ascoisas devem ser examinadas, reguladas, ereformadas de acordo com elas. A verdade é quenovas autoridades estão ameaçando a igreja hoje.Estas autoridades se baseiam freqüentemente noque eles colocam como costumes, sabedoria oujulgamento humano, ou visões, ou milagres, masdevem ser desafiados, quando se levantam contra7a autoridade da Palavra de Deus e do Evangelhode Cristo.Mais uma vez afirmamos que a Bibliologia (adoutrina das Escrituras, ou a Teologia daPalavra) é uma doutrina vital e fundamental. Defato tão importante é esta verdade que uma daspalavras de ordem dos reformadores foi “solaScriptura” (“Somente a bíblia”). O que istosignificava para os reformadores era que a igrejanão deveria pregar, ensinar, comandar, oupraticar qualquer coisa contrária às Escriturasescritas do cânon bíblico. Isto se tornou a basepara a Reforma.Termos usados para a Bíblia. Nosso termoportugues para Bíblia vem do gregobiblion Bbiblionque significa "livro" ou"rolo". A palavra vem de “biblos” que era opapiro, uma planta que crescia às margens dosrios. As pessoas cortavam aquele junco,separavam-no em tiras e colocavam no sol parasecar. As tiras eram estendidas em filashorizontais, com tiras coladas sobre elas no8sentido vertical, de uma forma cruzada, damesma forma que o compensado é fabricadohoje. As tiras horizontais eram mais macias e setornavam a superfície onde se escrevia. Asseções dessas tiras eram coladas juntas, paraformar um rolo de até dez metros decomprimento. Eventualmente o plural formabíblia, que tem sido usado pelos cristãos latinospara denotar todos os livros do Antigo e do NovoTestamentos.Escrituras. Outro termo usado para a bíblia é apalavra “Escrituras”, do grego Graf, que significa“um escrito, aquilo que é escrito”. O plural éusado coletivamente designando os sagradosescritos como um todo, “as Escrituras”, ou atémesmo no singular “a Escritura”.Bibliologia. É a matéria que estuda minuciosamentea Bíblia, principalmente suaorigem, inspiração e autoridade. É a doutrina dasEscrituras do Velho e do Novo Testamentos.Uma vez que a Bíblia é a principal fonte daTeologia Cristã, este assunto é de muitaimportância. A maneira como alguém pensa arespeito da Bíblia, determina o teor de sua9Teologia. Se a pessoa crê que as Escrituras são apalavra de Deus, inspirada e com autoridade doscéus, sua Teologia é uma coisa. Mas, se vê aBíblia como literatura humana comum, suaTeologia será algo totalmente diferente. Esta é aprincipal divisão entre a ortodoxia e omodernismo teológico. O ato de reconhecimentoda legitimidade da Bíblia é chamado cânon. Eleocorreu pela primeira vez, em 621 a.C. quandofoi encontrado no templo o Livro da Lei porHilquias.A Bíblia é uma revelação de Deus. Como Deusexiste, certamente existe uma revelação de Deus.Não podemos conceber um Deus que nãopudesse ou não quisesse revelar-se a si mesmo.Ele fez o homem capaz de entender, obedecer eadorá-lo, e uma revelação é necessária paraatender a tais capacidades. Se não houvessequalquer revelação, nós a procuraríamos. Mesmocom toda a pecaminosidade do homem, temhavido na mente humana uma busca por Deus.A Bíblia é o único livro inspirado por Deus.Partindo-se do pressuposto que existe umarevelação escrita, a Bíblia, dentre todos os livros10religiosos que existem é o único que preenchetodos os requisitos. A) Porque não existe outrolivro comparável à Bíblia, principalmente comreivindicações superiores. Todas as outraspretensas revelações são tão inferiores que sãomais um contraste do que uma comparação. Ascosmogonias que possuem são cheias de absurdose impossibilidades. B) Ela tem crédito deautoridade como um livro histórico. C) Ela éatestada por milagres. D) Revela o que somenteDeus poderia saber. E) Possui o mais sériosistema moral que existe no mundo. F) Ela temexercido um grande poder de influência sobre omundo em todas as gerações. G) Ela diz o que ohomem precisa saber para ter paz de espírito. H)Sua harmonia só pode advir de um efeitosobrenatural. I) A precisão do livro testemunhade sua origem divina.O cerne dos ensinamentos da Bíblia. O centro,o âmago, a base dos ensinos da Bíblia é JesusCristo e a gloriosa salvação que ele nos comprouna cruz do calvário.11Significado de “inspiração”. A palavrainspiração representa a ação de soprar no interior(Jó 32.8; 2 Timóteo 3.16; Hebreus 4.12). Ainspiração relacionada com a Bíblia é o sopro deDeus que penetra nos homens, capacitando-os areceberem e a comunicarem a mensagem divina.Deus se revela na natureza. Deus se revela nanatureza através das obras criadas por seu eternopoder e desígnio. Apenas pela observação danatureza é possível alguém crer que existe umgrande ser absoluto, sustentador de todas ascoisas, porém esta revelação não é suficiente,porque só podemos conhecer plenamente o queDeus quer de nós, através de sua palavrainspirada que revelou sua vontade aos homens.Podemos encontrar vislumbres desta verdade emRomanos 1.20 e no salmo 19.O conhecimento humano a respeito darevelação de Deus é limitado. O homem, porser criado, provém do Criador e em seu estadonatural e humano, não pode ter um conhecimentocabal e perfeito a respeito da revelação de Deus.12Somente pelo Espírito Santo revelador, queprovém de Deus é que o homem deixa de ter umconhecimento limitado da revelação divina parapenetrar nos profundos arcanos de Deus. Sópodemos conhecer plenamente a revelação deDeus através do testamento escrito que é aBíblia, porque a Bíblia é a infalível palavra deDeus. É o único manual de fé e prática da Igreja.A sobrevivência da Bíblia. A sobrevivência oupreservação da Bíblia até os nossos dias pode serconsiderada, em si mesma, um milagre, porqueaprouve a Deus a conservação dos manuscritos edo amor que homens e mulheres, desde ostempos de Jó até os nossos dias, têm pelo LivroSagrado e, devido a isto, ela subsiste através dosséculos. Todo cristão concorda que a Bíblia, asanta palavra de Deus, é a gloriosa carta queDeus enviou para seu povo, a fim de ensinar-lheo caminho do céu. O que disse o apóstolo João arespeito do seu evangelho, pode ser dito arespeito de todas as sagradas Escrituras: “Estes(sinais) foram registrados para que creiais queJesus é o Cristo, o filho de Deus, e para que,crendo, tenhais vida em seu nome” (João 20.31).13Títulos que a Bíblia atribui a si mesma:A Palavra (Tiago 1.21-23; I Pedro 2.2).A Palavra de Deus (Lucas 11.28).A Palavra de Cristo (Colossenses 3.16).A Palavra da Verdade (Tiago 1.18).As Santas Escrituras (Romanos 1.2; IITimóteo 3.15).A Escritura da Verdade (Daniel 10.21).O Livro (Salmo 40.7; Apocalipse22.19).O Livro do Senhor (Isaías 34.16).O Livro da Lei (Neemias 8.3; Gálatas3.10).A Lei do Senhor (Salmos 1.2; Isaías30.9).A Espada do Espírito (Efésios 6.17).14Os Oráculos de Deus (Romanos 3.2; IPedro 4.11).As Sagradas Letras (II Timóteo 3.15).Extensão da mensagem da Bíblia:Ela contém as promessas do evangelho(Romanos 1.2).Revela as leis, estatutos e juízos deDeus (deuteronômio 4.5,14; Êxodo24.3,4).Registra as profecias divinas (II Pedro1.19,20).Dá testemunho com respeito a Cristo(João 5.39; Atos 10.43).É completa e suficiente (Lucas 16.29-31).É guia infalível (Provérbios 6.23; IIPedro 1.19).15Mostra a condição da salvação emCristo (II Timóteo 3.15).É útil para ensinar e para redargüir,corrigir e instruir em justiça (IITimóteo 3.16).Objetivos básicos da Bíblia:Regenerar (Tiago 1.18; I Pedro 1.23).Vivificar (Salmo 119.50,93).Iluminar (Salmo 119.130).Converter (Salmo 19.7).Dar Sabedoria (II Timóteo 3.15).Santificar (Efésios 5.26; João 17.17).Produzir Fé (João 20.31).Infundir Esperança (Romanos 14.4).Gerar Obediência (Deuteronômio17.19,20).16Limpar o Coração (João 15.3).Limpar Nossos Caminhos (Salmo119.9). Apartar-nos do mal (Salmo17.4).Sustentar a Vida (Mateus 4.4).Promover o Crescimento na Graça (IPedro 2.2).Edificar na Fé (Atos 20.32).Admoestar (I Coríntios 10.11).Consolar (Romanos 15.4).Dar Alegria (Salmo 19.8).


Dr. Roberto dos Santos, PhD
fonte seminario antioquia
http://www.seminarioantioquia.com.br/

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