quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Por que Abraão tenta salvar Sodoma e Gomorra do julgamento de Deus?

Um dos gêneros mais populares de ficção, em ambos os meios de comunicação visual e impressão, é o drama de tribunal. Uma boa história deste tipo nos mantém sobre as bordas de nossos assentos.
A excitação aumenta à medida que as testemunhas são questionadas e as provas são apresentadas. Com o júri, que tenta decidir se o réu é inocente ou culpado das acusações e, em último caso, que a sentença deve ser adequada.


Além de ser divertido, dramas de tribunal, pode levantar questões sérias sobre a justiça, para que eles não são necessariamente um desperdício de tempo. A administração da justiça é um assunto importante, considerar, por exemplo, a quantidade de espaço que a Bíblia dedica a ele. A partir do momento em que o sangue de Abel, a vítima de assassinato em primeiro lugar, "gritou" a Deus (Gênesis 4:10), a justiça tem sido uma grande preocupação para a sociedade humana.
O livro de Gênesis, o primeiro livro da Bíblia , descreve uma série de eventos que poderiam legitimamente ser chamado de um drama de tribunal. Deus, o " Juiz de toda a terra "(Gênesis 18:25), é o personagem principal deste drama. O patriarca Abraão também desempenha um papel importante, assim como seu sobrinho Lot Abraão. No julgamento, são as antigas cidades agora infame de Sodoma e Gomorra.
Você pode não ter se pensava sobre o julgamento de Sodoma e Gomorra como um drama de tribunal. No entanto, um estudo detalhado do Gênesis 18-19 realizado por James K. estudioso bíblico Bruckner (1) demonstra que uma jurídicas "abordagem" para a interpretação desses capítulos é apropriado e útil. Para ver quais idéias resultado de uma tal abordagem, vamos dar um novo olhar sobre este episódio familiar a partir da vida de Abraão.
Abraão vai à Faculdade de Direito
Não vos esqueçais da hospitalidade ", instrui Hebreus 13:2," para alguns hospedaram anjos, assim, de surpresa. " Neste versículo, o autor da Epístola aos Hebreus , sem dúvida, tinha em mente os exemplos de Abraão e Ló registrado em Gênesis 18-19.
O décimo oitavo capítulo do Gênesis começa com Abraão mostrando generosa hospitalidade a três desconhecidos que estão passando (18:1-8). Estes estranhos vir a ser mensageiros especiais de Deus. Eles trazem a mensagem de que Abraão e sua esposa Sarah , em breve ser pais de um filho (18:9-15), como Deus havia prometido anos antes (15:4-5).
Os estrangeiros também têm um outro, menos agradável tarefa a realizar. Deus decide que Abraão deve ser informado sobre isso também:
E disse o SENHOR: Acaso poderei ocultar a Abraão o que faço, que Abraão certamente virá a ser uma nação grande e poderoso, e de todas as nações da terra serão abençoados nele? Vendo Porque eu sei, que ele vai ordenar a seus filhos ea sua casa depois dele, para que guardem o caminho do Senhor, para fazer justiça e do juízo, que o Senhor faça vir sobre Abraão o que ele falou dele "(18:17-19).
Deus estabeleceu uma relação especial com Abraão. Através de Abraão e seus descendentes , Deus iria abençoar toda a raça humana (Gênesis 12:1-3). Um aspecto de que a bênção de ensino envolvidos Abraão "o caminho do Senhor" para sua família. Então Deus planejou o julgamento de Sodoma e Gomorra é uma experiência de aprendizagem para Abraão. Abraão iria aprender algo essencial sobre "o caminho do Senhor" após estes eventos e que, em seguida, passar esse conhecimento para seus filhos. Como resultado, seus filhos seriam preparados para "fazer justiça e do juízo."
A expressão hebraica traduzida como " manter o caminho do Senhor, para fazer justiça e juízo "no versículo 19 pode referir-se à obediência geral a Deus. No entanto, esta frase também pode ter um significado mais técnico específico em certos contextos bíblicos. (2) , em especial, quando os governantes se diz "fazer justiça e juízo", a frase muitas vezes se refere à administração do próprio procedimentos legais . Aqui estão alguns exemplos:
... porque o Senhor amou Israel para sempre, por isso te estabeleceu rei, para fazeres juízo e justiça "(1 Reis 10:9).
E Davi reinou sobre todo o Israel, e Davi julgava e fazia justiça a todo o seu povo "(2 Samuel 8:15).
A força do rei, também ama o juízo; tu estabeleces a eqüidade, executas juízo e justiça em Jacó "(Salmo 99:4).
O Senhor executa justiça e juízo a todos os oprimidos "(Salmo 103:6).
Eis que dias vêm, diz o SENHOR, em que levantarei a Davi um Renovo justo, um rei reinará e agirá sabiamente, e praticará o juízo ea justiça na terra "(Jeremias 23:5).
Apesar de Abraão não era um chefe de estado como Davi ou Salomão, o contexto sugere que fazer "justiça e juízo" tem uma conotação judicial semelhante em Gênesis 18:19. Que Deus a Abraão que pretende aprender com a investigação das cidades da planície envolve especificamente a boa administração da justiça. De fato, percebe que é a discussão de Abraão com Deus nos versículos 23-32 lida com as questões do devido processo legal.
Um processo público
Deus, como magistrado, começa o processo de pré-julgamento com um anúncio que sérias acusações contra Sodoma e Gomorra foram arquivados:
E disse o SENHOR: Porquanto o clamor de Sodoma e Gomorra se tem multiplicado, e porquanto o seu pecado se tem agravado muito, descerei agora, e ver se eles têm feito totalmente de acordo com o clamor, que é vindo até mim; e se não, eu sei "(Gênesis 18:20-21).
Aqui Deus declara que um "grito" contra Sodoma e Gomorra tenha sido recebida. Bruckner, explica que a expressão hebraica para "gritar" nos versículos 20-21 são "termos técnicos de reclamação jurídica, pedindo a libertação." (3) Ele acrescenta:
"Esses termos são normalmente usadas para apresentar o protesto de um indivíduo maltratado marginalizados dentro de uma comunidade como prova em processos judiciais." (4)
Quando essas palavras são usadas nas Escrituras Hebraicas, que muitas vezes descrever as queixas de que são dirigidas a Deus como o juiz supremo (Gênesis 04:10, Êxodo 03:07, Êxodo 22:23, Isaías 19:20). Neste caso, a gravidade da denúncia leva a Deus para fazer uma acusação e autorizar um processo de averiguação formal.
Reconhecendo Gênesis 18-19 como um drama de tribunal pode nos ajudar a responder a uma pergunta que intriga muitos leitores de Gênesis 18:21: Por que um Deus onisciente necessidade de "descer" para determinar a verdade das acusações? Ao considerar esta questão, vamos ter em mente que Deus está usando o julgamento de Sodoma e Gomorra como um veículo para o ensino de Abraão e seus descendentes sobre os procedimentos adequados de jurisdicional. Então, Deus não está realizando sua investigação porque lhe falta conhecimento. Em vez disso, ele quer ilustrar como um ensaio deve ser realizado, com a finalidade de educar Abraão e aqueles que virão depois dele. Ao lermos mais, veremos que Deus projeta o julgamento de Sodoma e Gomorra, para que ele irá incluir essas características importantes:
  • É realizada em público.
  • O veredicto será baseado em testemunhos e não boatos.
  • Ela inclui o testemunho de mais de uma testemunha ocular.
Bruckner aponta que a exegese judaica tradicional destes versos tem reconhecido o papel de Deus como Mestre. Um midrashic comentários de origem,
"Isso nos ensina que um juiz deve examinar escrupulosamente um caso antes de pronunciar o juízo" (Gênesis Rabbah 49,6, citado em (5) .
A tradição cristã vê um detalhe adicional que mostra a extensão do compromisso de Deus para realizar um processo judicial justo. O texto de Gênesis 18-19 parece indicar que dois dos visitantes de Abraão especiais são anjos que passam a investigar questões em Sodoma (18:22, 19:1-2), enquanto o terceiro, referidos em Gênesis 18:22 como " o Senhor ", fica para trás para ouvir preocupações Abraão. Poderia ser, então, que um dos visitantes do Abraão era um Christophany -, a proibição temporária de pré-encarnado aparição em humanos, de forma aquele que mais tarde se tornou Jesus Cristo. ie (6) Se sim, Deus pode estar enfatizando a importância de basear decisões judiciais em evidência em primeira mão. O Novo Testamento afirma que o novo "experiências de Jesus na Terra preparou de forma especial para ser o nosso Intercessor e Sumo Sacerdote (Hebreus 2:18, 4:15). Da mesma forma, a melhor garantia de um julgamento justo para Sodoma e Gomorra seriam para o juiz verificar, embora a experiência sensorial direta, o que estava acontecendo lá.
Abraão para a Defesa
anúncio público do Deus da acusação contra Sodoma e Gomorra, convida as partes interessadas a se envolverem no processo. Abraão rapidamente aproveita esta oportunidade. Seu sobrinho Lot vive em Sodoma, e ele é, aparentemente, pelo menos um pouco familiarizado com a natureza das acusações, já que ele não pede a Deus que o "grave pecado" teria sido cometido. E assim, Abraão " se aproximou ", como Gênesis 18:23 nos diz. Mais uma vez, a frase em hebraico para " se aproximou "tem um significado técnico judiciário (7) . Hoje podemos dizer que Abraão "aproximou-se da bancada" (p. 147) como um advogado para a defesa.
Abraão pede a Deus ", dizendo: Destruirás também o justo com o ímpio? " Bruckner (8) observa que, nesse contexto legal, uma melhor tradução seria: "Você vai destruir os inocentes com os culpados?" Abraão, em outras palavras, não está preocupado com a questão sobre se alguém em Sodoma e Gomorra é pecado.Em vez disso, ele está querendo saber sobre o destino daqueles que são inocentes das acusações em causa.
Em qualquer caso, Abraão está fazendo uma suposição que pode chocar os leitores quanto incomum.Embora nada explícito foi dito frase sobre o que será aplicada se os habitantes de Sodoma e Gomorra são culpados, Abraão pressupõe que a sentença implicar a destruição total daquelas cidades (18:24). É também de salientar que Deus não diz nada para contrariar essa suposição. Vamos voltar à questão do sentido possível do pressuposto de Abraão, mais adiante neste artigo.
Abraão está preocupado que os factos do caso ser investigado e, em particular, que o número de pessoas inocentes em Sodoma e Gomorra ser determinada. Deus, que deve estar satisfeito com a defesa vigorosa e convincente de Abraão, concorda que as cidades serão poupadas se pelo menos dez pessoas inocentes são encontrados nas mesmas. Com estes debates pré-julgamento completo, é hora de o julgamento começar.
O Julgamento e os seus resultados
Gênesis 19 começa com dois anjos que chegam em Sodoma para recolher provas em primeira mão. A presença de mais de uma testemunha é coerente com o princípio da tarde codificada em Deuteronômio 19:15:
Uma testemunha não se levantará contra alguém por qualquer iniqüidade, ou por qualquer pecado, qualquer pecado que cometeu; pela boca de duas testemunhas, ou pela boca de três testemunhas, será o assunto seja estabelecido. às "
Como observa Bruckner (9) , Gênesis 19 apresenta os elementos para o leitor sem comentário editorial, como em um tribunal. Como os jurados em um tribunal, podemos ouvir o testemunho e tirar nossas próprias conclusões.
Primeiro vamos observar o comportamento de Ló, que reúne os anjos às portas da cidade (19:01). Como seu tio Abraão, Ló é um excelente anfitrião. Ele convida os viajantes em sua casa para uma refeição e um sono de boa noite (vv. 2-3).
No entanto, o que começa como uma noite calma é interrompida por um tumulto nas ruas de Sodoma. Uma casa com raiva mob Lote rodeia e exige que ele liberar seus convidados para eles (versos 4-5). Versículo 4 salienta que esta multidão inclui toda a população da cidade, todos, exceto para aqueles que estão dentro da casa.
Lote em seguida, passos fora e tenta argumentar com a multidão à sua porta. Ele implora que elas mudem de idéia e abandonar seu plano de violenta agressão e abuso dos estrangeiros (vv. 6-7). Mas os sodomitas derisively julgar pedidos de Lot. Quem é ele, um recém-chegado à sua cidade, situando-se no julgamento deles? Eles Lote mock para chamar o seu comportamento "perverso" e ameaçam a tratá-lo ainda mais perversamente (vers. 9).
Essas ameaças da multidão, essencialmente, constituem uma confissão de culpa. Toda a população da área está no desafio de Deus, não há sequer dez homens inocentes de ser encontrado. Os anjos imobilizar o mob com cegueira e puxe o lote de volta para dentro da casa (versículos 10-11). provas suficientes de ter sido apresentado, eo veredicto é claro. As pessoas de Sodoma e Gomorra afirmar que ninguém tem o direito de julgá-los, mas como todo mundo, eles estão sujeitos ao julgamento do seu Criador.
Como Abraão tinha assumido, Sodoma e Gomorra foram condenados à destruição. Os poucos que eram inocentes foi dada a oportunidade para fugir da região e fugir para a vizinha aldeia de Zoar. Então, a sentença foi executada (versículos 12-25).
Lições do Trial
Como vimos, Deus destina-se ao julgamento de Sodoma e Gomorra é uma experiência de aprendizagem para Abraão e, finalmente, para toda a raça humana. Na conclusão deste drama de tribunal, devemos então considerar as lições que aprendemos. Aqui vou destacar três conjuntos de aulas.
Um conjunto de lições é sobre a justiça e um procedimento jurídico adequado. Apenas as decisões jurídicas com base no testemunho directo de várias testemunhas, apresentado em um julgamento público. Todos os esforços devem ser feitos para determinar a verdade e evitar a possibilidade de que os inocentes sejam injustamente condenado.
Um segundo conjunto de lições é sobre a origem eo conteúdo da lei em que as decisões são baseadas apenas jurídica.
O povo de Sodoma acreditava que "o poder dá razão" e afirmava que ninguém podia ditar moral para eles.Mas o certo eo errado não são determinados pela força de uma multidão ou pela opinião popular. Em vez disso, eles vêm até nós a partir do Deus de Abraão, o Criador e Juiz de todos.
A frase cataclísmica de Sodoma e Gomorra parece implicar que os princípios básicos da moralidade é Deus de alguma forma estão conectados em sua criação. A infracção destas cidades mal era tão grande que a própria criação foi afetada. Como a Terra Prometida , mais tarde, "ponto de vomitar-out" dos cananeus de seus grandes pecados (Levítico 18:28), as cidades da planície tiveram de ser incinerados para que a criação de equilíbrio a ser restaurado. Quando a mulher de Ló foi transformada em sal (Gênesis 19:26), ela não estava sendo punido por um rápido olhar para trás curiosos, em vez disso, ela tinha demorado muito perto do local de um cataclismo que era inevitável e imparável.

Finalmente, há lições sobre o caráter de Deus , sobre o qual assenta a sua lei. Quando as vítimas indefesas clamam por justiça, Deus ouve e chega à sua defesa. Ele traz a justiça, mas não deliciar-se com a punição.(O julgamento de Sodoma e Gomorra foi a última oportunidade para o arrependimento, bem como um modelo para o processo judicial justo.) Seu desejo é que nos atentar à sua instrução amorosa e passá-lo para as gerações futuras

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